Alvaro

Território

Voltar | Localização | Produtos | Estórias e Factos | Território | Natureza | História | Património

 

Alvaro

Álvaro encontra-se no ponto em que a vertente noroeste da Serra de Alveolos termina no acidente geomorfológico denominado "fosso do Zêzere", junto à margem do qual se encontra implantada. Verdadeiro promontório, outrora de muito difícil acesso, Álvaro faz contrastar o seu casario branco com o fundo verde do pinhal, estendendo-se pela linha de cumeada ao longo da crista que se ergue sobre o Rio Zêzere. Sob duas pontes de pedra, uma das quais será provavelmente romana, passa a Ribeira de Alvelos ou Rio d’Álvaro, que abraça a margem esquerda do Zêzere.

"A situação da Terra é tal, que a tornava quasi inacessível: Uma profunda ribeira, chamada d’Alvellos, corre na direcção de sul a norte, para desaguar na margem esquerda do rio Zezere, que segue seu curso de nascente para poente. Proximo porem deste Rio encontrou um monticulo, quasi paralello ao Zezere, que a obrigou a torcer o curso a pár d’elle, indo juntar-se ao Rio no sitio onde acaba o monte, a pouco mais d’um kilometro. D’este modo fica aquelle terreno quasi cercado d’agua, formando uma especie do promontorio, ou peninsula, para a qual apenas pelo lado nascente ha facil accesso. Alem disto, tendo de elevação para o lado do Rio talvez de 200 a 250 metros, e pouco menos para o lado da Ribeira, tão a prumo estão estes lados que se qualquer objecto espherico, ou que se lhe aproxime, escapa da Povoação, ao Rio ou à Ribeira vai indispensavelmente ter. E tão estreita é esta lingua de terra, que apenas admitte uma rua, não larga, pelo cume d’ella, geralmente sem quintaes, e os que tem mui estreitos. É situação singular, que bem se pode comparar com um grande e alto cavallo, que tem a cabeça para o oriente e a anca para o occidente, sendo mui sellado no meio. O lado posterior foi destinado para fortaleza, elevando-se o castello à entrada d’elle, e sendo de difficil accesso os outros lados. Era certamente logar mui apropriado para fortaleza da idade media; sendo já mui difficil chegar ali em razão das altissimas serras, que por todos os lados o cercão. Foi esta, sem duvida, a sua origem."
PIMENTEL (1881)

Onde dormir

Hoteis em Álvaro. Reserve os eu Hotel!
Hoteis em Álvaro. Reserve os eu Hotel!
Os melhores Hoteis e Alojamentos disponiveis perto de Álvaro. Sem Taxas de Reserva. Garantia de Melhor Preço. Reserva Segura. Confirmação imediata.