Zezere

Barroca

Localização | Produtos | Estórias e Factos | Território | Natureza | História | Património

 

No centro da rede

BarrocaNa Barroca continua a respirar-se um ambiente rural, pautado pelos seus ciclos agrícolas. É aqui a sede da Rede e das Lojas das Aldeias do Xisto.

A parte mais antiga da Barroca está implantada ao longo de um pequeno morro, ladeado por duas linhas de água profundamente cavadas, formando um conjunto perpendicular ao curso do Zêzere, com o qual confina.

A Casa Grande, antigo solar do Séc. XVIII onde hoje funciona o Centro Dinamizador das Aldeias do Xisto, acolhe-nos e lança-nos à descoberta. Na Barroca continua a respirar-se um ambiente rural, pautado pelos seus ciclos agrícolas. A paisagem circundante é enquadrada pelo pinhal e pelas pirâmides das escombreiras da Lavaria do Cabeço do Pião, que já pertenceram às Minas da Panasqueira.

No caminho que nos leva à beira do Zêzere descobrem-se antigos moinhos que laboravam com a força do rio. O espelho de água e a paisagem impõem um momento de pausa, antes de se atravessar a ponte pedonal para a outra margem e descobrir as gravuras rupestres que os nossos antepassados ali deixaram gravadas na rocha há milhares de anos. A Casa Grande também alberga um Centro de Interpretação deste património e desafia-nos a percorrer a Rota da Arte Rupestre do Pinhal Interior.

Onde dormir

Casa do Silverio
Casa do Silverio
Featuring a shared lounge, Casa do Silverio - Barroca is located in Barroca. Boasting a shared kitchen, this property also provides guests with a sun terrace.
Lameirinhos Country House
Lameirinhos Country House
Localizada na aldeia de xisto da Barroca do Zêzere, a Lameirinhos Country House é uma casa de férias com uma capacidade máxima de 12 pessoas.