Zezere

Janeiro de Cima

Localização | Produtos | Estórias e Factos | Território | Natureza | História | Património

 

Ó da barca!

Janeiro de CimaÀ beira do Zêzere grita-se “Ó da barca!” para fazer a travessia do rio. Em Janeiro de Cima era assim que antigamente se uniam as gentes e o comércio das duas margens e hoje é ainda possível fazê-lo num passeio rio acima.

Janeiro de Cima encontra-se na margem esquerda do Zêzere, numa zona quase plana, rodeada por uma extensa manta de terrenos agrícolas.

No núcleo antigo da aldeia, caminha-se sem pressas pelo emaranhado de ruas sinuosas em que as casas se encostam umas às outras revelando as suas características fachadas em xisto, ponteadas por seixos redondos e brancos.

É por aqui que se escondem segredos como a Casa das Tecedeiras, que reinventam tradições e nos fazem viajar no tempo.

Mapa da Aldeia de Janeiro de Cima.pdf

Onde dormir

Casa Cova do Barro
Casa Cova do Barro
Situada na aldeia de xisto de Janeiro de Cima, esta pousada dispõe de um jardim e de acomodações climatizadas, decoradas em tons de terra. A Albufeira de Santa Luzia fica apenas a 12 km de distância.
Casa De Janeiro
Casa De Janeiro
O Casa de Janeiro está localizado em Janeiro. A casa rústica apresenta paredes em pedra tradicionais, bem como vigas de madeira expostas, mas está decorada e mobilada de uma maneira moderna.
Casa Do Quelho
Casa Do Quelho
A Casa do Quelho está localizada em Janeiro de Cima, a 500 metros do Rio Zêzere. Esta casa de férias permite acomodar animais de estimação, e foi cuidadosamente restaurada mantendo as características originais