Serra da Lousã

Aigra Nova

Localização | Estórias e Factos | Produtos | Território | Natureza | Património | História

 

Aldeia e muito mais.

Aigra Nova

Aqui a simpatia é tão contagiante como é serena a paisagem. Deixe-se envolver pelo projeto do Ecomuseu das Tradições do Xisto e visite os seus diversos núcleos.

De malha urbana simples, de construção baixa e à base de xisto, Aigra Nova divide-se em três pequenas ruas, que a atravessam.

A nascente e o clima ameno são propícios à prática agrícola e aos vastos pastos. Nesta aldeia viva há hortas, gado, burros e muitas atividades que prometem surpreender.

Inserido na rede de Aldeias do Xisto, este agrupamento de quatro aldeias do Concelho de Góis – Comareira, Aigra Nova, Aigra Velha e Pena – está integrado numa estrada panorâmica que as ligará ao Trevim, o ponto mais alto da Serra da Lousã (1204 metros de altitude), a Santo António da Neve e a outras aldeias situadas na vertente oposta da serra. É com os olhos postos no alto que se agradece a existência destas aldeias-memória e a sua recente e progressiva transformação em aldeias-futuro, a chamar para cada uma delas uma nova alma que as belíssimas pedras de xisto, por si só, não podem conter.

É obrigatório parar aqui e deixar-se envolver pelo projecto do Eco-Museu Tradições do Xisto e visitar os seus diversos Núcleos. A simpatia é tão contagiante como é serena a paisagem. É bom saber que, no fundo destes vales, veados e javalis continuam a subsistir imperturbados, como que protegidos do mundo.

Mapa Aigra Nova.pdf

Onde dormir

Casa da Aigra
Casa da Aigra
A Casa da Aigra está localizada na aldeia de Aigra Nova e é uma casa de campo auto-suficiente feita de xistos que pode acomodar 6 hóspedes.
Casa dos Avós
Casa dos Avós
A Casa dos Avós é uma casa de campo localizada em Góis. Disponibiliza comodidades para churrascos, um jardim e um salão partilhado